Por Vivianne Delgado, diretora de Relações Institucionais

LEIA Boletim JANEIRO EM PDF|

Sabe o cata-vento? Aqueles de brincadeira de criança? Além da diversão, a função original de um é aproveitar a energia do vento para produzir trabalho com seu movimento (moer grãos, bombear água, por exemplo).

Somos cata-ventos da generosidade. Dispomos daquilo que temos para ajudar a mover uma causa. Seja tempo, conhecimento, relacionamentos, nossa voz. Somos ferramentas de Deus. E com esse movimento queremos que a generosidade que nos move, gere ainda mais generosidade. “Portanto, animem e edifiquem uns aos outros, como têm feito” (1Tessalonissenses 5:11). Investimos aquilo que possuímos no cuidado daqueles que estão passando por um momento tão delicado e dolorido.

“Muitos pacientes com câncer e suas famílias descrevem um sentimento de perda de controle de suas vidas após um diagnóstico de câncer. (…) Estudos descobriram que os grupos de apoio ao câncer podem aumentar a autoestima, reduzir a depressão, diminuir a ansiedade e melhorar o relacionamento com familiares e amigos.
Para uma pessoa que vive com câncer, o forte apoio emocional pode fazer uma grande diferença com atendimento centrado nas pessoas e que preserva a dignidade tendo todas as suas necessidades de atendimento tratadas de maneira holística: física, emocional, espiritual e social”.

Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer (World Cancer Day ) uma campanha de utilidade pública que busca evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da conscientização e da educação sobre a doença.

Segundo a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), responsável pela campanha, “o atendimento de qualidade contra o câncer inclui dignidade, respeito, apoio e amor, considerando não apenas o impacto físico do câncer.” Vem de encontro com a missão da nossa Associação.

Procuramos cumprir a promessa onde Deus nos lembra diariamente que está nos sustentando “Nunca o deixarei, jamais o abandonarei” (Hebreus 13:5) através do trabalho desenvolvido pelos nossos voluntários, pessoas que vestiram a camisa de nossa causa em cuidar daqueles que sofrem. Neste ano, o tema da campanha é “Por cuidados mais justos”, e consiste em unir nossas vozes e entrar em ação. Celebrando avanços reais em diferentes esferas e aproveitando esse momento favorável para fortalecer a luta por justiça.

Também haverá o Desafio 5k do Dia Mundial do Câncer. Complete um circuito de 5 quilômetros correndo, pedalando, nadando ou andando… Você entendeu! Assim que tiver completado o desafio, publique em sua rede social favorita e indique 5 amigos para fazerem o mesmo e ajudar a divulgar para todo mundo! Para mais informações, acesse:

https://www.worldcancerday.org/5kchallenge

Vamos participar? Não esqueça de marcar a David Rowe!

Assim, o cata-vento da generosidade se mantém em constante movimento. Generosidade gerando generosidade.

Tags: Minha História de Doação, World Cancer Day