Boletim edição de Setembro /2019
VEJA TAMBÉM VERSÃO EM PDF

Setembro Dourado. Mês da conscientização do câncer infantil. O câncer em crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos) é considerado raro quando comparado com o câncer em adultos, correspondendo entre 2% e 3% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. (INCA, 2016) . Segundo informações recentes do Centro Boldrini, referência no tratamento do câncer infantil, o número de mortes de crianças por câncer apresentou queda de 18% nos últimos dez anos.

Tratamento para a Doença

O tratamento para a doença exige, geralmente, tratamento de alta complexidade com recursos tecnológicos e científicos para a sua realização, o que limita locais de tratamento com a infraestrutura adequada.

Receber a notícia de que o filho tem câncer não é fácil. Muitas vezes exige uma mudança radical na rotina das famílias na busca pela cura das crianças.

Câncer infantil

O tratamento disponível encontra-se longe do seu lar. Segundo pesquisa  da Macmillan Cancer Support, “indivíduos que vivem com câncer e seus cuidadores costumam ter um duplo impacto em suas finanças. Despesas pagas do próprio bolso para tratamentos contínuos e caros, como cirurgias e/ ou quimioterapia, perda de renda e benefícios por afastamento do trabalho se combinam para criar uma carga financeira catastrófica. Para muitos, isso pode levar ao gasto de todas as economias, empréstimos de dinheiro ou venda de bens. Aqueles que têm dificuldades muitas vezes desistem de ir a consultas médicas por causa do custo”.

Necessidade de Locomoção

A necessidade de locomoção até grandes centros oncológicos, distantes de sua região de origem na maior parte dos casos, ocasiona maior dificuldade no enfrentamento da doença, aumentando o desgaste físico, financeiro e emocional dos pacientes e suas famílias

Muitos pacientes abandonavam o tratamento pelo grande desgaste físico e mental ou por não haver como custear a hospedagem na cidade onde fazem o tratamento.

Segundo pesquisa da Universidade Estadual de Maringá, “todas as pessoas envolvidas nas casas de apoio podem oferecer e fazer parte de uma rede de apoio na qual os pacientes possam se sentir em casa, seguro e aceitos, desta forma podem estabelecer uma relação de afeto com aqueles que estão dispostos a ajudá-los e aceitá-los como iguais. Por meio da convivência, novos laços são formados e fortificados, criando-se um ambiente confortável como se fosse em família.”

Beneficiar Famílias – câncer infantil

E é aqui que entramos. Poder beneficiar famílias com acesso ao tratamento adequado, em um ambiente especial. Levar conforto, promovendo qualidade de vida daqueles que estão em tratamento de câncer, aproximando-os da cura. O nosso trabalho tem sido relevante e tem impactado vidas, dando-lhes o apoio necessário para o equilíbrio emocional durante a luta contra o câncer, mesmo quando não há a cura física tão almejada. E, acima de tudo, sermos a presença tangível do amor de Deus na vida das crianças e famílias que encontram-se hospedadas na Casa de Apoio.

O trabalho de cada voluntário em nossa Associação, certamente tem impactado muitas vidas, nossa ajuda às crianças vítimas do câncer não existiria sem o trabalho e a importante dedicação de cada um. Engrandece o Reino, proporcionando a esperança que muitas destas famílias precisam. Pessoas que têm sido instrumentos nas mãos de Deus, motivados pelo servir. Lembrando a passagem em Mateus 25.31-37, serviço realizado ao próprio Senhor Jesus, cada vez que ajudamos “algum necessitado, marginalizado, ou excluído, aquele era eu – estavam ajudando a mim.”

Nossa Associação

Nossa enorme gratidão à todos que têm nos ajudado a servir a servir o Senhor Jesus! Nosso trabalho não é vão!

Vivianne Delgado, diretora de Relações Públicas

Ajude , faça uma Doação CLIQUE AQUI

Ajude a salvar vidas , CENTRO BOLDRINI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *